O PASTOR AMOROSO - FERNANDO PESSOA

Quando, no julho do 1914, F. Pessoa escreve com o heterónimo de Alberto Caeiro as primeiras poesias do poema:"O Pastor Amoroso", atravessa um período que ele definirá de alcançada madureza literaria.
Às duas primeiras poesias, autografadas, seguirão quatro outras, escritas no julho do 1930 (outras seis, segundo alguns estudiosos de Pessoa, os quais colocam a composição delas entre o 1929 e o 1930).
Porém, é certo que, enquanto projetava a publicação dos "Poemas Completos" de A. Caeiro, da qual refere em uma carta do 1933 ao amigo João Gaspar Simões, F. Pessoa parece julgar que o poema: "O Pastor Amoroso" é completo tanto do ponto de vista verbal quanto psicológico e portanto pronto para ser publicado.
Vem difícil dizer se o poema si possa considerar uma unidade também do ponto de vista narrativo, além que tematico - cada poesia trata temas de amor - se bem que se poderia, talvez, propôr uma leitura desde esse ponto de vista. "O Pastor Amoroso" é a história de um homem apaixonado, ou melhor, a história dos estados d'ânimo de um homem que se introspecta enquanto vive a experiência amorosa.


0 comentários:

Postar um comentário